quarta-feira, 22 de abril de 2009

com força total foi realizado o 1º Congresso da UMES São Bento do SUl



No ultimo dia 18 de Abril (sábado) realizou-se em São Bento do Sul, na Câmara de Vereadores, o Congresso de Fundação da UMES (União Municipal dos Estudantes) que contou com a presença de cerca de 300 estudantes de vários colégios e escolas do município.

O evento começou ás 10 horas da manhã e contou com a presença do Prefeito Municipal em exercício sr. Flávio Schumacher que em sua fala parabenizou a organização do congresso e destacou a importância dos estudantes de organizarem-se dentro da UMES para reivindicar seus direitos. Falou também sobre o Passe Livre, que segundo ele tem tudo para ser aderido em nossa cidade.

Prestigiou o evento também Ismael, Presidente Nacional da UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas) e demais autoridades, como o vereador Marco Vilizisky e o vereador Tadeu do Nascimento.

Logo após os estudantes fizeram uma passeata pelo centro em prol do Passe Livre no transporte Urbano. A passeata foi tranqüila e pacífica, ganhando a adesão das pessoas que passavam na rua.

Após o almoço servido lá mesmo para os estudantes, os mesmos participaram de grupos de debates sobre Acesso e Permanência na Universidade, Passe Livre, e Juventude e Sociedade.

Em seguida houve a plenária final que elegeu a seguinte diretoria.

Segundo André Luiz Grossl, vice presidente norte da União Catarinense dos Estudantes (UCE) o congresso ocorreu de maneira alegre e festiva, com a cara dos estudantes de São Bento do Sul. Foi um evento épico na História de São Bento do Sul, mostrando que o movimento estudantil está vivo no nosso País e que a juventude quer fazer a diferença e quer construir um Brasil mais justo igualitário onde as oportunidades sejam iguais para todos.

Temas como a Estatização do sistema Acafe, Regulamentação do Ensino Privado, e a adesão da UNIVILLE ao Prouni do Governo Federal, também tiveram em discussão e foram aprovados como moções a serem defendidas pela nova diretoria da UMES.

A posse da nova diretoria se dará no próximo dia 30 em local a ser definido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário